logo
Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Horário das Palestras

Terça: 19:00 e 20:30
Quarta: 14:50
Quinta: 19:00 e 20:30
Sábado: 16:00 e 18:00

Reconhecido de utilidade pública municipal através do decreto lei 3.078 de 18/12/1995

HISTÓRICO

Em uma reunião no plano espiritual, Bezerra de Menezes e outros trabalhadores do bem, debatiam sobre a idéia de Allan Kardec, de que é melhor ter vários centros pequenos na periferia das grandes cidades, do que um só, grande, devido aos problemas causados pela distância e dificuldades de administração. Consoantes esta idéia é que escolheram a cidade de Guarulhos para a edificação de mais uma obra sob a égide de Bezerra de Menezes. Ficou também estabelecido os objetivos que seriam;

1.o) Divulgação e Estudo da Doutrina Espírita. 
2.o) Apoio à criança. 
3.o) Apoio à velhice. 
4.o) Atendimento à Saúde Pública. 
5.o) Apoio à Mãe Solteira.

Em 1975, reuniram-se no Parque Cecap, município de Guarulhos, um grupo de pessoas espíritas com a intenção de fundar um centro espírita. Todos eram pessoas militantes da doutrina, deste e de outros municípios. Assim firmaram compromisso de fundarem mais uma casa, de onde pudesse ser levado aos corações aflitos, a beleza da doutrina codificada pôr Kardec.

Era o plano de Bezerra se materializando em Guarulhos. Designou no plano maior o guia e protetor Prof. Maurício para secundar e amparar os esforços do grupo.

Prof. Maurício revelou-se excelente administrador. Desde o início suas comunicações lúcidas através do nosso irmão Paulo Sérgio dos Reis norteou os parâmetros da obra que Bezerra pretendia realizar. Espírito bom e inteligente, seguro, daí pôr diante nunca se afastou do grupo ao qual sempre deu demonstração de afeto e amizade. Chamou a todos, logo nos primeiros dias, e perguntou um a um se estavam dispostos a levarem avante a tarefa. Diante da resposta afirmativa, ele disse que, Bezerra sempre estaria amparando, que o trabalho não se interromperia, que muitas pedras teriam que ser removidas, muitas dificuldades vencidas, mas que os trabalhadores não se abatessem porque a obra pertence ao Cristo.

Assim surgiu o Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes, com seus estatutos registrados e com a ata de fundação assinada e datada de 25/jan/1976. No Estatuto perfeitamente legíveis os objetivos traçados pôr Bezerra de Menezes no plano espiritual. Realmente muita dificuldades foram encontradas, muita barreiras, mas com apoio dos espíritos tudo foi sendo vencido.

No início as reuniões eram realizadas nas casas dos companheiros, logo devido ao grande afluxo de pessoas, se tornou necessário alugar um outro local para se fazerem as reuniões. Foi alugado um outro apartamento no mesmo condomínio. Passamos ai momentos muito difíceis, uma vez que os vizinhos não aceitavam as atividades que ali eram desenvolvidas. Pôr preconceitos religiosos ou pôr desconhecimento, muita vezes fomos barrados sob gritos de que éramos macumbeiros e com tentativas de impedir a realização das reuniões. Até que um dia se tornou impossível continuar devido as pressões que exerciam contra as atividades. O Núcleo Espírita Batuíra, através de sua presidente D. Lídia, nos cedeu uma sala emprestado, em troca a auxiliávamos no atendimento aos seus assistidos. Aí ficamos pelo prazo de um ano, e voltamos novamente para o Parque Cecap, desta vez para o condomínio Rio de Janeiro. Sendo que aí continuamos a ter os problemas acima descritos.

Foi resolvido comprar um terreno na Vila Barros e logo começamos a construir. As dificuldades continuavam. A falta de verba obrigava que a construção fosse feita em mutirão. Mudamos com o prédio ainda em construção, era apenas um barracão de 12x8 mts., sem piso, sem câmara de passes, etc. Mas graças à colaboração de muitos que abraçaram o nosso ideal e aceitaram os postulados da doutrina, conseguimos vencer. Hoje parece uma mansão, como dizem os amigos espirituais e é conhecida como "Casa Grande de Bezerra de Menezes". Esta A NOSSA SEDE, DE ONDE A OBRA SE EXPANDIRIA.

Pôr esse tempo já prestávamos assistência aos carentes da favela de Cumbica, com visitas nos lares, preces e doações de alimentos e roupas. Foi quando surgiu a idéia de construirmos ali um local para melhor prestarmos a assistência. Assim em um terreno cedido pela prefeitura construímos um barracão de madeira de 12x8 metros quadrado, onde ministrávamos aulas de pré - primário a 30 crianças no período matutino. A manutenção desta obra era fruto do trabalho abnegado de vários irmãos e irmãs na administração, na ministração das aulas, arrecadação de fundos através de eventos festivos.

Após anos de atividades, a prefeitura nos cedeu o terreno em que estava o barracão, em comodato pôr trinta anos e a diretoria resolveu construir o prédio de alvenaria devido a problemas com a higiene que estávamos tendo. Construímos um andar com 2 salas de 6x4, uma cozinha e um refeitório e dois banheiros. Posteriormente construímos um 2.o andar com o mesmo formato da parte inferior. Hoje já são 240 crianças atendidas, às quais damos aulas de pré - primário, materiais escolares, alimentos e remédios. Todos estes serviços são oferecidos gratuitamente. Este núcleo foi denominado Núcleo Assistencial Irmão Francisquinho. Depois foi mudado para "Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes - Escola Irmão Francisco". (Irmão Francisquinho é um Preto Velho que desde o começo do Grupo, tem nos trazido orientação amiga e segura. Bondoso, é no plano espiritual o braço direito do professor Maurício. Pôr isso merecidamente recebeu esta homenagem. Hoje sabemos que ele sempre foi o responsável espiritual pôr aquele núcleo.

A alguns anos separou-se do nosso grupo, vários companheiros com a intenção de fundarem um asilo para idosos. Para se dedicarem integralmente às novas tarefas acharam melhor se desligarem do centro. Começaram suas atividades em Cumbica, em uma casa cedida gratuitamente pôr um dos confrades. Ali albergavam senhoras idosas e faziam reuniões doutrinárias. Logo, devido ao grande afluxo de pessoas surgiu a idéia de fundar juntamente com o asilo um novo centro. Lutaram e conseguiram a doação de um terreno no Haroldo Veloso onde levantaram também um barracão de madeira e transferiram para lá suas atividades doutrinárias. Neste local esta sendo construído o "Centro Espirita Tia Maria Isabel' com estrutura para atendimento e assistência aos idosos, com o nome "Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes".

Esta obra tem vida própria, sua administração é feita pôr diretoria eleita no Centro Tia Maria Isabel e são separados também os meios de arrecadação de fundos para manutenção, embora as equipes das duas entidades se ajudem neste mister. A equipe espiritual que dirige as duas casa é a mesma, dirigida pôr nosso querido Prof. Maurício, pôr isso o vínculo forte, além da grande amizade que existe entre os companheiros trabalhadores. Os mentores dizem sempre, que somos uma só entidade, dando seguimento a obra de Bezerra de Menezes. Assim a obra já atende 4 (quatro) objetivos principais:

1.o) Ensino e divulgação da Doutrina Espírita. Que é feito em todas as reuniões públicas e nos cursos ministrados.

2.o) Atendimento à Criança - No Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes. 
3.o) Atendimento ao Idoso - No Lar de idosos Bezerra de Menezes. 
4.o) Atendimento à Saúde Pública

Falta um grande objetivo que é o Apoio à Mãe Solteira, que o plano espiritual diz que faz parte dos objetivos de Bezerra de Menezes. No início éramos treze pessoas, hoje somos muitos, levando amparo e conforto aos necessitados. Hoje temos reuniões em todos os dias da semana, e segundo os mentores, enquanto não forem preenchidos os horários vagos nos períodos da manhã e tarde, a casa não deverá crescer mais em trabalhos espirituais. Cada departamento e cada reunião do Grupo está confiado a companheiros de responsabilidade, de dedicação extremada e de total confiança da diretoria da casa. Pôr isso cada trabalho tem dado resultados positivos.

No plano espiritual os trabalhos foram divididas em 4 áreas principais e coube cada uma delas a um espírito responsável como segue:

1.) Área de Estudo e Divulgação Doutrinária - Responsável Irmão Francisquinho. Compreende esta área todas as reuniões públicas, cursos de PBDE, COEM, Escola de Médiuns, Curso de formação de trabalhadores, ou qualquer atividade que envolva ensino doutrinário.

2.) Infância Espírita - Responsável Meimei. Compreende a infância de 3.as, 5.as, e sábados, Pré- Mocidade e Mocidade. Toda atividade que envolve a infância.

3.) Área da Mediunidade - Responsável Irmão Ubirajara. Compreende todas as reuniões de visita aos lares, Grupo de Base, Desobsessão Geral, Desobsessão de 4.a, 6.a, Mocidade, e controle das entidades no centro e controle dos ambientes das reuniões quanto a invasão da entidades indesejadas.

4.) Área de Assisntência Espiritual - Responsável Dr. Castilho - Atendimento Fraterno, Reuniões de intervenções e intervenção à distância.

5.) Relacionamento Humano - Responsável Tia Maria Isabel. Compreende a área da psicologia, Grupo de Jovens, Recepção e tudo o que se refere a promover a união entre os trabalhadores da casa.

Hoje, graças ao trabalho e dedicação de muitos companheiros, esta casa é respeitada na comunidade Guarulhense. No plano espiritual congrega falanges muito grande de espíritos dedicados ao bem. Isto aumenta a nossa responsabilidade perante a sociedade e Jesus, nosso Guia maior. Só nos resta reiterarmos a Ele nossa disposição para continuarmos o trabalho, agradecendo a oportunidade a nós conferida.